Curso de Combustão Industrial – IPT

Data: 12 a 16 de agosto de 2019

Local: IPT

Carga horária: 40 horas – 40 vagas

Objetivo
Transferir a técnicos do setor industrial conceitos fundamentais em combustão, bem como parte da experiência adquirida pelos pesquisadores do Laboratório de Engenharia Térmica (LET) do IPT na resolução de problemas reais.

Público alvo
Profissionais de formação superior envolvidos em atividades de projeto, desenvolvimento, operação, gerenciamento e análise de equipamentos de combustão.

Palestrantes | integrantes e ex-integrantes da equipe técnica do IPT

– Ademar Hakuo Ushima | Eng. químico EPUSP 1977; Mestre em Engenharia (UNICAMP 1996)
– Bruno Alexandre de Lemos | Eng. civil (UNESP), graduando
– Guilherme Araujo Lima da Silva | Eng. mecânico (EPUSP 1996); Dr. em Engenharia (EPUSP 2008)
– João Carlos Martins Coelho | Eng. mecânico (ITA 1974); Mestre  em Engenharia (MAUÁ 2006)
– José Márcio Filadelfo | Eng. mecânico (UFSJ), graduando
– Marcos Noboru Arima | Eng. mecânico (EPUSP 1998); Dr. em Engenharia (EPUSP 2009)
– Renato Vergnhanini Filho | Eng. químico (Mackenzie 1980)            (coordenador do curso)
– Vittor Rodrigues S. Alves | Eng. químico (UFSCar 2017); mestrando em Engenharia (UFSCar 2018)
– Palestrante convidado: Equipe de Combustão da Honeywell

Programa do curso

1. Estequiometria das reações de combustão
Combustíveis e comburentes; equações básicas da combustão; coeficiente (excesso) de ar (oxigênio); parâmetros importantes na combustão; apresentação do aplicativo “AComb – análise de combustíveis industriais” (registro no INPI em 14.06.1995 sob no 01127-1 em nome do IPT, de autoria de Clayton Dimas Ribeiro Fernandes) desenvolvido para efetuar cálculos estequiométricos.

2. Expansão de jatos e combustão de gases
Ignição e autoignição; ignição forçada; velocidade de deslocamento de chama; limites de inflamabilidade e influência de gases inertes nos limites; jatos; jatos com rotação; dados experimentais sobre jatos sem rotação; recirculação em jato confinado; índice de rotação de jato; recirculação de gases devido à presença de anteparos; intercambiabilidade de combustíveis.

3. Combustão de líquidos
Fontes e propriedades de combustíveis líquidos; parâmetros envolvidos no processo de nebulização; combustão de gotas; tipos de queimadores e suas aplicações; efeitos de variáveis de processo no comportamento de chamas de líquidos.

4. Combustão de sólidos
Teoria de combustão de sólidos; modelo de secagem, pirólise e combustão de uma partícula; estudo da influência de variáveis de processo na taxa de combustão; características de equipamentos de combustão de sólidos; incineração de resíduos sólidos; propriedades de combustíveis sólidos.

5. Gaseificação de sólidos
História; biomassa e carvão; up stream (pré-tratamento da biomassa): secagem, moagem, pirólise, torrefação; middle stream (gaseificação): classificação, tipos; down stream: limpeza, shift, purificação; utilização do syngas; plantas industriais e pilotos; experiência do IPT.

6. Fluidodinâmica computacional (CFD) aplicada à combustão
Importância do uso de CFD em problemas de combustão; equações de conservação (movimento, massa e energia); modelos para reações químicas e transferência de calor (convecção e radiação); resultados esperados da simulação CFD; pacotes de geração de malha, de CFD e de pós-processamento de resultados; caso exemplo e aplicações de CFD na indústria.

7. Poluição atmosférica e legislação ambiental
Aspectos toxicológicos e ambientais: smog, chuva ácida, ataque à camada de ozônio, efeito estufa (créditos de carbono, projetos MDL); padrões de emissão e de qualidade de ar; fatores de emissão; legislações: Estados Unidos (EPA), estaduais (São Paulo, Minas Gerais, Paraná), nacional (MMA-Conama); estratégias de controle da poluição do ar.

8. Formação e abatimento de poluentes atmosféricos
Mecanismos de formação de poluentes atmosféricos: material particulado (MP), óxidos de nitrogênio (NOx) e compostos de enxofre (SOx); influência de parâmetros operacionais dos equipamentos nas emissões; técnicas de abatimento das emissões aplicadas ao combustível, ao processo e aos gases de combustão.

9. Técnicas e instrumentos de medição da composição dos gases de combustão
Métodos contínuos (in situ e extrativos) e descontínuos (métodos EPA); analisadores contínuos: princípios de medição, características, aplicação, fabricantes; sistemas de amostragem, calibração e condicionamento de amostra; unidade móvel de monitoramento de processos industriais.

10. Trocas de calor em sistemas de combustão
Modos de transferência de calor e exemplos típicos de aplicação a sistemas de combustão; condução de calor transitória em peças sob tratamento térmico; radiação térmica em fornos de fusão; radiação térmica em caldeiras; convecção no lado dos gases de banco de tubos; convecção interna a tubos; qualidade, segurança e transferência de calor; fatores limitantes para aumento de eficiência e de produção.

11. Segurança e sistemas de controle de combustão
Segurança em sistemas de combustão: requisitos NBR 12.313, flame safeguard (proteção e segurança de chama), funcionalidade e conceito de programadores, detectores de chama; tipos de controle: proporcional; servos e atuadores; inversores de frequência; limites e loopings de controle.

12. Balanços de massa e energia em processos industriais de combustão
Métodos direto e indireto de cálculo de rendimento térmico; volume de controle; potência fornecida, útil e perdas; influência de parâmetros e estratégias para o aumento do rendimento.

Visita ao LET
Apresentação das instalações do laboratório de combustão (fornalhas de testes, instrumentação) e da unidade móvel de monitoramento; acompanhamento da operação de uma das fornalhas e de um conjunto de analisadores contínuos de gases de combustão.

Realização
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo S.A. – IPT
Centro de Tecnologia Mecânica, Naval e Elétrica – CTMNE
Laboratório de Engenharia Térmica – LET

Responsável administrativo financeiro
Fundação de Apoio ao IPT – FIPT

Preço
Taxa de inscrição: R$ 5.400,00
Incluindo material didático, aplicativo desenvolvido pelo LET, almoço no local, coffee break, churrasco de confraternização e translado entre o IPT e hotel indicado.

Inscrição
Acesse https://www.ipt.br/eventos-inscricoes/259-curso_de_combustao_industrial.htm

Informações
Emilia (011) 3767.4029 ou Bernadete (011) 3767.4520

 

 

Comments are closed.