Refratários Aluminosos para Fornos Rotativos: Atualidades e Tendencias

Eng. Thiago Gonçalves Carvalho
TOGNI

Engenheiro químico, graduado pela Universidade Federal de Alfenas com extensão universitária no Institute of Technology Tralee em Tralee, Irlanda. Pós-graduado em M. Eng. em engenharia mineral e metalúrgica. Fez cursos de especialização em refratários organizados pela Associação Latino Americana de Fabricantes de Refratários, American Ceramic Society, Associação Brasileira de Cerâmica e Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração. Coautor do livro Refratários para a área de redução na siderurgia. Ingressou na TOGNI S/A MATERIAIS REFRATÁRIOS em 2016 no departamento de Produto e Assistência Técnica ocupando o cargo de Assistente Técnico com atuação em empresas dos segmentos de siderurgia, metalurgia de não ferrosos, papel e celulose, petroquímica, cimento e cal, dentre outros.

 

Resumo

A indústria de base no Brasil sempre está buscando por aumento da produtividade, redução dos custos e aumento da segurança operacional de seus processos. Para as indústrias de cimento e cal, o alcance destes objetivos está muito relacionado com a disponibilidade e operação dos fornos rotativos, que são revestidos com revestimentos refratários podem limitar a produtividade dos fornos.
Nessa palestra será abordada a evolução dos materiais refratários aluminosos empregados nos fornos rotativos de cimento e cal, assim como os fatores que influenciam na campanha do revestimento refratário e consequentemente na produtividade dos fornos rotativos.

 

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.