Mecanismos de Desgaste e Post-Mortem em Tijolos Refratários para Fornos de Cimento
Eng. Robson Liz de Almeida
Engenheiro Químico pela UFMG, Master Business Administracion pela Fundação Don Cabral. Mais de 30 anos de experiência na área de cimento e afins, trabalhou na Holcim e Cimento Liz e atual Diretor de Marketing e Assistência Técnica da Reframax
Adam Andrej Wajdowicz
Graduado em Engenharia Química em 1976 - Curso de Especialização e fabricação de Cimento na Holderbank na Suíça em 1984. - Apresentou diversos trabalhos em várias congressos e ministrou mais de 300 palestras no exterior. Representou a Magnesita em mais de 20 congressos do IEEE ad Portland American Association. Em 2019 foi Chairman para área de cimento no congresso da UNITECR na Bahia. Trabalhou na Magnesita Refratários onde ocupou os cargos de Gerente de Assistência Técnica Industrial, Gerente de Negócios Internacionais e Gerente de Interligação entre as unidades dos EUA, Europa, China e Brasil. Diretor Técnico Internacional da ZM ROPCZYCE S.A. na Polonia, cargo que ocupa até o presente momento. Associado da REFRALAB desde 2022.
Dr. Alamar Kasan Duarte
Engenheiro Metalurgico pela UFMG, Msc em Engenharia Cerâmica pela Universidade de Missouri e Dr em Engenharia de Minas e Metalurgia pela UFMG. Pesquisador e Gerente do CPD e de Projetos Especiais da Magnesita até 2007. Diretor executivo da Yamagata Consultoria e Refralab. Apresentou mais de 80 trabalhos em eventos nacionais e internacionais, professor da PUC-MG no Curso de Especialização em Refratários e Coordenador do Curso de Refratários para Siderurgia oferecido anualmente pela ABM.
Resumo
São apresentadas as principais solicitações que ocorrem ao tijolo refratário do forno rotativo de cimento e como as condições operacionais afetam o seu desempenho, principalmente com o uso crescente de combustíveis alternativos. Os principais mecanismos de desgaste são mostrados, assim como os números atuais de consumo específico de refratários na produção de cimento.
São mostradas ainda as técnicas tradicionais de abordagem em estudos post-mortem destes tijolos refratários, identificando que a maior parte das causas de encerramento de campanhas vem da infiltração de sais alcalinos na estrutura do refratário, seguida da infiltração do clínquer líquido e, por último, por problemas mecânicos no forno.