Aplicação de Cermetos na Indústria Cimenteira

Eng. Edson Cabral
PRENKO

Graduado em Química Industrial e Pós-graduado em Metalurgia com ênfase em Siderurgia pela FEI-ABM. Atuou ao longo de sua carreira como gestor de pessoas e desenvolvedor de materiais refratários, adequando-os aos processos metalúrgicos. Participou de feiras, congressos internacionais e fórum de discussões sobre as melhores práticas de revestimento refratários e seus respectivos benchmarking. Atualmente atua como especialista em aplicações de materiais refratários nos seguimentos da metalurgia e nas indústrias cimenteiras visando aumento de performance dos equipamentos, reduções de impactos ambientais e consequentemente reduções de custos.

 

Resumo

Os compósitos são compostos multifásicos compostos por fases físico-químicas diferentes que busca otimizar as características do conjunto visando obter propriedades únicas. Seu uso em engenharia está difundindo-se muito e encontramos compósitos sendo utilizado na vida cotidiana, na medicina, na indústria em geral, na indústria pesada e em materiais de alta tecnologia.
Abordaremos neste trabalho um tipo de compósito específico que une as propriedades das cerâmicas com os metais, conhecidos como CERMETOS. Esta tecnologia permite associar as propriedades dos materiais cerâmicos, como alta refratariedade e alta resistência à abrasão as propriedades dos metais, melhorando muito a tenacidade do conjunto.
A montagem de conjuntos de Nose Ring com Cermetos já é consagrada, mas há uma série de outras possibilidades de aplicação em fornos de cimento que serão abordados neste trabalho.

 

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.