Membros da Comissão

Membros Atuais da Comissão

Carlos Mazzotti

Carlos Mazzotti – VERALLIA 
Engenheiro Agrimensor – Faculdade Agrimensura de Pirassununga / Engenheiro Químico – Universidade de Ribeirão Prêto
32 anos de experiência na área de elaboração do vidro (matérias primas, usina de composição e elaboração de formulações de vidro) / Condução, Construção e Manutenção de fornos / Concepção, Construção e condução de fornecedoras (feeders), 4 anos como expatriado no Centro Técnico em Chalon sur Saone, como responsável de desenvolvimento de fornos e feeders. Participação como inventor da patente de maçarico mixto low NOx e desenvolvimento dos novos feeders SG-2 que equipam os fornos da Verallia. / Atualmente: Gerente do CETEV – Centro Técnico de Elaboração do Vidro – Verallia América do Sul e participante como “Membro da Comissão de Vidros da ABCERAM”.

Catia Fredericci

Catia Fredericci – IPT 
Possui graduação em Química pela Universidade Federal de São Carlos, mestrado e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos. Especialização em Vidros no Otto-Schott-Institut– Jena – Alemanha. Atualmente é pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, atuando no Laboratório de Processos Metalúrgicos do Centro de Tecnologia em Metalurgia e Materiais. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais, com ênfase em cerâmica e vidros, atuando principalmente nos seguintes temas: refratários, síntese de pós, materiais odontológicos, e materiais vítreos. Atua em apoio tecnológico junto às empresas realizando projetos de P&D&I e otimização de processos e produtos metalúrgicos e cerâmicos. Professora do Programa de Mestrado Profissional do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, na área de Processos Industriais.

cesar_rodrigues

César Rodrigues – VICHIE
Engenheiro de Materiais pela UFSCar e mestrado na mesma instituição.
Coach e fundador da Vichie, que representa empresas nacionais e internacionais para diversos segmentos no Brasil e exterior. / Inquieto por natureza, deseja contribuir com empresários e empresas que buscam por parcerias duradouras e resultados plenos em seus negócios, com envolvimento das pessoas e soluções diferenciadas. / Experiência com gestão de clientes e pessoas em ambientes multiculturais, além de vivência em negociações e parcerias internacionais, negócios B2B. / Atualmente atua nos setores vidreiro e cerâmico através da representação de empresas Brasileiras e mundiais para venda de equipamentos e produtos acabados.

Edison Toporcov

Edison José Toporcov – WHEATON BRASIL
Engenheiro mecânico, Diretor Industrial aposentado pela empresa Wheaton Brasil Vidros, com experiência acadêmica e industrial de 45 anos em indústria vidreira. Atua como Consultor Técnico e ministra palestras, conduz apresentações e eventos na área de  fabricação de vidros.

Eduardo Bellini

Eduardo Bellini Ferreira – EESC/USP 
Engenheiro de Materiais com ênfase em Cerâmica (1992), Mestre (1995) e Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais (2000) pela UFSCar. Desde 2010 é docente do Departamento de Engenharia de Materiais da EESC/USP-São Carlos, após docência na UNESP-Guaratinguetá (2007-2010). De 2004 a 2007 coordenou um projeto de Pesquisa Inovativa na Pequena e Micro Empresa (PIPE/FAPESP) junto ao Instituto de Inovação em Vitrocerâmicos (VITROVITA). Desde 2013 é Coordenador de Transferência de Tecnologia do Centro de Pesquisa, Tecnologia e Educação em Materiais Vítreos (CeRTEV), um CEPID/FAPESP. Tem experiência na área de engenharia de materiais, cerâmicas e vidros, e interesse em P&D em formação de vidros, sinterização e cristalização de vidros, manufatura de materiais vitrocerâmicos, e desenvolvimento de vitrocerâmicas para aplicações tecnológicas.

Ffabio Bernardo

Fábio Bernardo – CONSULTOR 
Engenheiro Mecânico com MBA em Comércio Exterior. Consultor com 30 anos de trabalho na Saint-Gobain (2 anos como trainee, 10 anos na assistência técnica aos fornos de vidro, 7 anos como gerente de vendas para os refratários da Sefpro na América do Sul, 3 anos como gerente do centro técnico vidreiro CETEV, 8 anos como gerente de projetos para  obras novas e grandes reformas.
Atualmente atuando por 2 anos como consultor vidreiro para a área de fusão e fornos vidreiros e representante da empresa italiana Glass Service para o cone Sul.

Gerson Cesar Balestero

Gerson Cesar Balestero – ASSINAR CONSULTORIA
Engenheiro Metalurgista de Produção, de Segurança do Trabalho e Gestor Ambiental / Diretor da Assinar Consultoria em Desenvolvimento Humano LTDA;
Professor dos cursos de Pós-Graduação das Faculdades Oswaldo Cruz, nas áreas de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental;
Auditor e Professor  da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, nas Normas ISO 9.001; ISO 14.001 E OHSAS 18.001;
30 anos de experiência na Indústria Vidreira, nas áreas de Produção, Engenharia, Manutenção, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, e tb membro da Comissão de Vidros da ABCERAM.

Marcelo Guerra

Marcelo Adriano Fernandes Guerra – SAINT-GOBAIN DO BRASIL / SEFPRO 
Graduado em Engenharia de Materiais com ênfase em Materiais Cerâmicos pela Universidade Federal de São Carlos
Pós Graduado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV
Atuo no ramo de Refratários a 19 anos
Desde 2002 trabalho na Saint-Gobain do Brasil e a 11 anos a frente da SEFPRO na América do Sul.

Mauro Akerman

Mauro Akerman – CONSULTOR / DIRETOR DA ABCERAM
Engenheiro Metalurgista pela Escola Politécnica da USP
Doutor em Engenharia Metalúrgica e Materiais pela Escola Politécnica da USP
29 anos de experiência industrial na área de elaboração do vidro e gerenciamento de programas de formação em tecnologia vidreira na Saint Gobain.
Atualmente consultor nas mesmas áreas “Membro da Comissão de Vidros da ABCeram” e “Coordenador da Escola do Vidro da ABCERAM”.

mauro_lucio

Mauro Lucio Nascimento Luiz – CEBRACE
Graduado em Engenharia Metalúrgica (1993), Mestrado em Engenharia de Materiais (1999) pela Escola Politécnica da USP, formação de Black-Belt em 6-Sigma pela Fundação Vanzolini/USP (2001). / 22 anos de experiência na área de produção do vidro plano pelo processo Float (matérias primas, usina de composição, fusão, reforma de fornos, conformação, recozimento, corte e deposição de filmes finos) dos quais 5 anos expatriado na Divisão Técnica Internacional da Saint-Gobain em Aubervilliers como Especialista mundial na conformação e recozimento das linhas Float. Inventor da patente de corte de vidro usando propagação estável de fratura, usada nas Linhas Float da Saint-Gobain para vidros espessos. Desde 2012 é Gerente de Produção da Linha de Magnetron Sputtering da Cebrace atuando desde a sua construção até o desenvolvimento de novos vidros recobertos com filmes finos.

samuel_toffoli_

Samuel Marcio Toffoli - Poli-USP / DIRETOR DA ABCERAM
Engenheiro Químico pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1986). Doutor em Ceramic Science and Engineering (1996) pela Rutgers University (New Jersey, EUA). Atualmente é professor doutor do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da USP. Presidente da Associação Brasileira de Cerâmica de 2012 a 2016, hoje ocupa uma de suas Diretorias. Trabalha na área de Engenharia de Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: vidros, cerâmica tradicional, argilas, resíduos industriais inorgânicos e cargas inorgânicas para polímeros.

Thais Sangaleti

Thais Christy Roncaglia Sangaleti – UBV
Química com Atribuições Tecnológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie
Especialização em Engenharia de Produção pela Universidade São Judas Tadeu
17 anos de atuação na indústria, sendo os últimos 11 anos nas áreas Controle de Qualidade, Elaboração do Vidro e Gerenciamento de Meio Ambiente na UBV.

thiago_metti

Thiago Metti – RAW MATERIAL
Engenheiro Elétrico formado pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI)
Pós graduado em Automação Industrial pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI)
Atuando desde 2008 no mercado de vidro nas áreas de fornos de fusão, usina de composição, inspeção automática, corte de gota e laminação.
Atualmente exerce a função de Gerente de Negócios da Raw Material, trabalhando com empresas renomadas no mercado vidreiro (HORN, ZIPPE, TIAMA e RUREX).   

Comments are closed