> 60CBC – Pronunciamento do Presidente

60° Congresso Brasileiro de Cerâmica
Abertura
15 de maio de 2016

 

Boa noite!

Exmo. Dr. Danilo Suvorov,
Presidente da Federação Internacional de Cerâmica, em nome de quem saúdo os membros da mesa e as demais autoridades presentes.

Prezado colega, Prof. Dr. Sebastião Ribeiro,
Presidente do 60º Congresso Brasileiro de Cerâmica, em nome de quem saúdo os membros da Diretoria e do Conselho da Associação Brasileira de Cerâmica e os demais membros da comunidade ceramista.

Senhoras e senhores presentes, minhas cordiais saudações.

Bem vindos ao 60º Congresso Brasileiro de Cerâmica!!

Sessenta edições! Seis décadas de realização de encontros técnicos bem sucedidos, motivo mais do que suficiente para fazermos uma comemoração especial. Neste ano em que a ABCeram completará 63 anos de existência e a despeito da atual crise econômica que se instalou no país e de tantas outras que foram enfrentadas ao longo desse tempo, chegamos à sexagésima edição deste congresso com a certeza de que este será mais um encontro técnico muito bem sucedido, com rico e diversificado conteúdo técnico, com a presença de pessoas das mais variadas partes do país, e algumas do exterior.

Teremos a realização de seis plenárias apresentadas por personalidades de destaque internacional na área de materiais cerâmicos, três painéis de discussão reunindo 14 especialistas em suas respectivas áreas, além das 11 palestras e das centenas de trabalhos técnicos, e sem esquecer a tradicional e divertida oficina de decoração em cerâmica!

Como uma das maneiras de celebrarmos a conquista desse importante marco, convidamos para esta cerimônia de abertura, de todos os 33 presidentes da Associação Brasileira de Cerâmica que me precederam, aqueles que ainda estão entre nós. É com grande satisfação que recebemos nesta noite, cinco dignos representantes.

Este encontro marca também o início de mais uma passagem de responsabilidades na direção da Associação. Eleições para os novos membros acontecerão no dia 17 de maio, terça-feira próxima. A nova Diretoria e novo Conselho tomarão posse na primeira quinzena do mês de julho próximo.

Após quatro anos à frente da ABCeram, preparo-me para o período de transição de comando, para garantir que ele seja marcado pela serenidade e pelo equilíbrio, permitindo à nova gestão estabelecer seu próprio ritmo aos trabalhos da Associação. Tenho orgulho em afirmar que, se não realizamos tudo o que almejávamos, pelo menos conquistamos, ao longo destes últimos quatro anos, alguns avanços importantes para a nossa Associação, com o aumento de suas atividades e divulgação, a manutenção das ações já consagradas, tais como o congresso anual e o ERUR, e a manutenção de sua saúde financeira, apesar, novamente, do clima econômico desfavorável presente no país nos últimos anos.

Desde já, desejo sucesso à nova gestão!

Assim, aproveitando a oportunidade, destaco algumas realizações destas duas últimas gestões da diretoria:

• O início de nova forma de relacionamento com os bancos, permitindo o acesso on-line aos registros das contas e um acompanhamento mais rigoroso do movimento bancário;
• A assinatura de um memorando de entendimento, ou seja, um convênio, com a American Ceramic Society. Esse documento foi assinado em agosto de 2014 e após um período sem tramitação, teve suas tratativas retomadas no mês passado, devendo ser implementado ainda este ano. O acordo prevê a organização de eventos técnicos conjuntos, prevê a troca de palestrantes de destaque, permitirá que o associado de uma das entidades possa associar-se à outra entidade por um valor monetário bastante reduzido e prevê a criação de páginas de internet em cada uma das duas associações, com informações sobre a associação parceira;
• A organização, em andamento, do ICC7 – 7º Congresso Internacional de Cerâmica, evento internacional de grande porte, a ser realizado em Foz do Iguaçú, em junho de 2018;
• A expansão do site da internet, com mais informações e agilidade e, nos próximos dias, a ser disponibilizado também em inglês;
• A revisão e atualização do estatuto social da Associação Brasileira de Cerâmica;
• As eleições on-line;
• A retomada da edição de boletins informativos periódicos, mandados por e-mail;
• A organização de cursos técnicos de curta duração, de até três dias, tais como o bem sucedido curso de refratários, realizado em 2015, o curso de minerais industriais cerâmicos e a retomada dos vários módulos anuais da Escola do Vidro, que haviam deixados de ser oferecidos no âmbito da Associação;
• A criação, em setembro do ano passado, da Comissão de Vidros da ABCeram, que já logrou organizar o painel que acontecerá nesta segunda-feira à tarde: “A Indústria Vidreira e o Meio Ambiente” e que também está organizando o “1º Encontro Técnico Vidreiro da ABCeram”, evento de caráter industrial, a ser realizado em outubro deste ano, na cidade de São Paulo.

Entre outras ações…

Estamos muito felizes em poder recebê-los no sexagésimo Congresso Brasileiro de Cerâmica, oportunidade única para encontrar amigos, fazer novos, aprender, mostrar e discutir seus resultados, formar parcerias, aumentar sua rede de relacionamentos e também divertir-se! Sentimo-nos honrados e gratos pela sua presença, prestigiando a realização deste evento. Com alegria, recebemos a todos em Águas de Lindóia.

Neste momento, gostaria de destacar um fato importante: a troca de comando na editoria da Revista Cerâmica, nossa publicação mais importante, e uma das mais antigas e importantes do país em sua área, e agora também indexada pela prestigiosa base de dados “Web of Science”.

Após 19 anos de entrega pessoal e de um cuidadoso e diligente trabalho, o Dr. Reginaldo Muccillo deixa o papel de editor principal da publicação, deixando para trás um legado. Em nome da diretoria da ABCeram, registro nossos sinceros agradecimentos ao Dr. Muccillo por todos esses anos de dedicação e excelente trabalho! Para assumir seu lugar, foi convidado o Dr. Humberto Naoyuki Yoshimura, da Universidade Federal do ABC, a quem agradecemos ter aceitado o convite e a quem desejamos muito sucesso nessa sacerdótica nova função.

Um evento deste porte não se torna realidade sem a participação ativa de um grande número de pessoas e o necessário aporte de grandes somas de dinheiro. Por isso, eu gostaria, inicialmente, de expressar os nossos agradecimentos à nossa estimada Comissão Técnico-Científica, grande responsável pela garantia da qualidade e diversidade técnica do conteúdo deste evento.

Também gostaria de agradecer o fundamental apoio financeiro recebido das agências públicas de fomento CNPq, CAPES e FAPESP.

Devemos também nossa gratidão às empresas e instituições que acreditaram no sucesso de nosso evento e dispuseram-se a apoiá-lo. Em especial, gostaria de agradecer muito às empresas que patrocinam nosso congresso. Inicialmente, aos patrocinadores ouro: Altmann Importação e Comércio, Bruker, Panalytical, EDG Equipamentos e Controle, Quantum Design e ReoTerm Instrumentos Científicos. Também aos patrocinadores prata Armil Mineração do Nordeste e Casa Grande Mineração, Elfusa Geral de Eletrofusão, Horiba e Mineração Jundú.

Por fim, registro nosso agradecimento à Metallum, pelo auxílio no gerenciamento dos trabalhos técnicos e apoio à infra-estrutura, e às nossas sempre meninas da ABCeram, Samara e Raquel.

Encerrando, e como sempre faço questão de registrar, lembro a todos que a ABCeram é uma entidade técnico-científica, sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover e defender a cerâmica em seus mais variados planos. Ela é a mais antiga e unida casa da comunidade ceramista. É a nossa casa e só consegue organizar e manter as suas variadas atividades, tais como este congresso, porque paga por suas despesas com receitas provenientes exclusivamente das contribuições de seus associados, sejam eles indivíduos, empresas ou instituições, assim como de lucros eventuais advindos de suas atividades, tais como os encontros e cursos.

Assim, uma vez mais venho estimulá-los a associarem-se e a divulgarem a Associação, desse modo permitindo que ela continue viva e continue trabalhando por nossa comunidade.

Encerro meu pronunciamento reiterando o agradecimento pela presença de todos e desejando a cada um dos presentes um excelente e proveitoso congresso e uma excelente estada em Águas de Lindóia!!

Muito obrigado!!

Samuel M. Toffoli