Pronunciamento do Presidente da Associação Brasileira de Cerâmica

57° Congresso Brasileiro de Cerâmica
Pronunciamento do Presidente

 

Exmo. Sr. Miguel Campos,
Presidente da Sociedade Espanhola de Cerâmica e Vidro

Exma. Sra. Profa. Dra. Ana Maria Segadães, Representando a Sociedade Portuguesa de Cerâmica e Vidro

Exma. Sra. Profª. Dra. Angela Maria Paiva Cruz, magnífica Reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Exmo. Sr. Vargas Pessoa,
2° vice-presidente da Anicer e presidente do Sindicer/RN, representando o Sr. César Vergílio Oliveira Gonçalves, presidente da Anicer

Exmo. Sr. João Leal Eulálio,
Diretor-presidente da Armil Mineração do Nordeste

Prezado colega Prof. Dr. Wilson Acchar,
Presidente do 57º Congresso Brasileiro de Cerâmica e 5º Congresso Iberoamericano de Cerâmica

Demais autoridades presentes e Senhores Diretores da Associação Brasileira de Cerâmica, minhas cordiais saudações

Senhoras e senhores,
O Presidente da Associação Brasileira de Cerâmica e a sua Diretoria sentem-se extremamente honrados com a presença dos que aqui se encontram prestigiando a realização deste evento. Damos as boas-vindas a todos. Nossas especiais saudações aos que vieram de outros países. É uma honra e, além disso, uma extraordinária alegria para Associação Brasileira de Cerâmica e para mim pessoalmente poder recebê-los em nosso país.

Esta é uma edição especial do nosso congresso: a Associação Brasileira de Cerâmica completa, em 2013, 60 anos de existência. Foram realizadas com sucesso 57 edições do Congresso Brasileiro de Cerâmica. Nesta edição temos a honra de continuar a estreitar a aproximação a colegas, parceiros e amigos da América Latina, e de reiniciar a aproximação aos amigos da Penísula Ibérica.

Fazemos votos de que esta reaproximação seja apenas o início de um longo período de estreitamento de relações técnicas, acadêmicas e industriais entre nossos países, de maneira que possa estabelecer-se um real intercâmbio, o qual nos beneficiaria a todos.

Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer a todas as empresas, instituições e pessoas que nos apoiaram e permitiram que este evento se tornasse realidade.

Nossos agradecimentos à sempre valorosa e atuante Comissão Técnico-Científica, grande responsável pela garantia da qualidade e diversidade técnicas do conteúdo deste evento. Agradeço a toda a Comissão, na figura de seus coordenadores, os doutores Wilson Acchar, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Sônia Regina Homem de Mello Castanho, do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, de São Paulo, e Dachamir Hotza, da Universidade Federal de Santa Catarina.

as empresas e instituições que acreditaram no sucesso de nosso evento e dispuseram-se a patrociná-lo, e à Metallum que muito nos auxiliou em sua organização, nossos agradecimentos!

Também gostaria de registrar o agradecimento ao apoio financeiro de diversos órgãos públicos de fomento, com destaque para o CNPq, a CAPES e a Fapesp e por fim, mas não menos importante, agradecer todo o apoio do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFRN.

Aos sessenta anos, após ter sido fundada em 9 de setembro de 1953, a Associção Brasileira de Cerâmica continua fiel aos seus objetivos e finalidades, a despeito das diversidades e da recente proliferação de associações técnicas e científicas no Brasil. Essa sobrevivência só foi possível graças à intensa participação voluntária de seus associados e colaboradores.

Infelizmente, nos últimos anos assistimos a um declínio no número de associados o que levou a Associação até a passar por períodos de dificuldade financeira. Por isso, me aproveito da oportunidade para conclamar todos aqueles que ainda não são associados a prestigiar a sua Associação.

Esta senhora sexagenária é a nossa entidade e ela precisa de associados. Como uma boa avó de sua geração, seu coração é grande e acolhe a todos. A colaboração dos associados permite que encontros como este sejam realizados com qualidade e em base regular, permite a viabilidade das publicações da Associação, a manutenção e constante atualização de seu site na internet, visitado por dezenas de milhares de pessoas anualmente, permite a manutenção de sua biblioteca, que guarda um acervo de litertura técnica na área ímpar no país, além de outras ações. Em resumo, permite a sobrevivência de um depositário de informações e de um ativo fórum técnico, dedicado exclusivamente ao fomento da área cerâmica, extensivo, unificador e independente.

Além da recuperação econômica de nossa entidade, outra das diretrizes desta diretoria, empossada no segundo semestre do ano passado, é incrementar o processo de alcance internacional de nossa entidade. Os congressos do ano passado e deste já são embriões desse movimento. Outras ações encontram-se em tratativas, como por exemplo a nossa aproximação com a European Ceramic Society. É importante destacar, também, a recente vitória da proposta de nossa entidade, realizada com o apoio da SBPMAT, de trazer o International Conference on Ceramics, em sua 7ª edição, no ano de 2018, para o Brasil. Esse congresso é um dos mais importantes eventos internacionais na área cerâmica, sendo realizado a cada dois anos em um país diferente.

Por fim, novamente como acontece com uma boa avó de sua geração, nossa sexagenária ABC ressente-se da falta de uma presença maior e mais constante de alguns de seus filhos e netos, estes fortes e crescidos e que sempre desfrutaram de seu convívio desde seu surgimento, que são os representantes da área industrial da cerâmica. Também é diretriz desta gestão atuar na identificação de ações que nos encaminhem na direção da recuperação da base de associados industriais que já tivemos no passado. Além disso, está mais do que comprovado por diversos exemplos internacionais, que a aproximação, com o estabelecimento de forte interação, entre o meio acadêmico e as empresas, é ingrediente fundamental e eficiente para atingir-se progresso científico, tecnológico e industrial de um país.

Aproveitando a oportunidade, convido a todos, desde já, a participarem do 58° Congresso Brasileiro de Cerâmica, a ser realizado em maio de 2014, provavelmente, segundo tratativas já adiantadas, na cidade de Bento Gonçalves, na serra gaúcha.

Encerro minha intervenção reiterando o agradecimento pela presença de todos e desejando a cada um dos presentes um excelente congresso!!

Muito obrigado!!
Samuel M. Toffoli

Comments are closed