61º CBC – Palestra da Sessão de Abertura – Materiais e Energia: estão sobrando?

61º Congresso Brasileiro de Cerâmica
04 a 07 de junho de 2017
Gramado – Rio Grande do Sul – Brasil

Sessão de Abertura

Prof. José de Anchieta RodriguesNo final da Sessão Solene de Abertura o Profº Dr. José de Anchieta Rodrigues, da Universidade Federal de São Carlos, proferirá a palestra “Materiais e Energia: estão sobrando?”.

Minicurrículo:
José de Anchieta Rodrigues é Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, alocado no Departamento de Engenharia de Materiais. Foi contratado, na categoria de auxiliar de ensino em 1976 e desenvolveu toda a sua progressão acadêmica como docente da UFSCar. Formou-se em física pela USP-São Carlos em 1976 e obteve o título de mestre em Física Aplicada na mesma universidade em 1980. Na Universidade de Stuttgart obteve o seu título de Doutor em Metalurgia (Dr. rer. nat.) em 1984, desenvolvendo a parte experimental de sua tese no Instituto Max-Planck de Metalurgia (Max-Planck Institut für Metallforschung), também em Stuttgart. Atuou na área de gases em metais, em particular com o hidrogênio, até aproximadamente 1990. A partir dessa data, foi transicionando para a área de materiais cerâmicos, inicialmente com cerâmicas técnicas e posteriormente com refratários à base de óxidos. O tema que sempre permeou as diversas linhas de pesquisa já desenvolvidas foi o comportamento mecânico dos materiais. Já teve convênios de intercâmbio com a Universidade de Hamburg-Harburg e com a Universidade de Aachen, ambas na Alemanha. Foi editor associado do periódico Cerâmica publicado pela ABCERAM e por diversas vezes tomou parte no Conselho dessa associação. Recebeu prêmios em trabalhos apresentados em congressos e já foi homenageado por várias vezes por turmas de formandos do curso de engenharia de materiais da UFSCar. As linhas de pesquisas mais recentes tratam do comportamento de fratura de refratários cerâmicos e o uso do resíduo de bauxita para a fabricação de clínquer Portland e de materiais cimentícios suplementares.

Resumo da palestra:
A palestra focará o incentivo aos jovens pesquisadores e alertará de um modo geral sobre a necessidade de uma preocupação crescente por parte da sociedade em geral, porém com mais intensidade por parte dos docentes e pesquisadores, com as questões sobre disponibilidade de  matérias-primas naturais, o descarte de materiais e a geração e consumo de energia. Serão abordados aspectos sobre o uso intenso de matérias-primas naturais, sobre o reuso e a reciclagem de materiais, sobre a utilização de resíduos industriais. Considerando a questão da energia, serão tratados os aspectos de geração de energia, de seu consumo e da sua conservação. Ao final, dois exemplos serão apresentados em relação ao uso de um resíduo industrial importante e o desenvolvimento de refratários isolantes térmicos de alta temperatura para a economia de energia.

Informações e Inscrições, clique aqui.

Comments are closed